Informações › NotíciasSetor Moveleiro

Segunda, 15 de Julho de 2019

Exportações do polo moveleiro de Bento crescem 8,2 por cento no semestre

Desempenho local foi maior no estado que no país como um todo, com destaque para os EUA, onde as vendas cresceram quase 250% no período

As exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves cresceram 8,2% no primeiro semestre de 2019, em comparação a igual período do ano anterior. Conforme dados levantados junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia, as empresas locais exportaram cerca de 21 milhões de dólares de janeiro a junho. O desempenho das exportações em Bento Gonçalves foi maior no estado do que no país como um todo, onde o crescimento foi de 1,1% e 1,4%, respectivamente.

Os principais destaque positivos no período foram Estados Unidos, Porto Rico, Colômbia, México, Índia, Bolívia, França, República Dominicana e países do Oriente Médio. Queda verificada em mercados como Chile, Peru, Argentina, Equador e África do Sul. Nesses três últimos países, o declínio deriva, sobretudo, das dificuldades com a economia local e queda geral nas importações. O mercado mundial de móveis tem importações de em torno de USD 170 bilhões, sendo que o Brasil detém menos de 0,5% desse mercado. Existe um grande potencial para as exportações brasileiras.

"Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacional", pontua o diretor internacional do Sindmóveis, Leonardo Datora.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves é formado por cerca de 300 empresas e inclui, ainda, os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

OPORTUNIDADES NA MOVELSUL BRASIL

Atualmente, os EUA são o principal mercado para os móveis brasileiros e, em relação ao polo moveleiro de Bento Gonçalves, ocupam segundo lugar no ranking, atrás do Uruguai. Contudo, o mercado das exportações para os EUA cresceram quase 250% no primeiro semestre, enquanto o mercado uruguaiano apresentou ligeira queda.

O Sindmóveis conduz diversas iniciativas para a internacionalização e desenvolvimento do setor moveleiro no mercado externo. O sindicato conta com um setor de inteligência Comercial e um comitê internacional, que estuda e fomenta oportunidades para o polo moveleiro nas exportações.

Fonte: http://www.difusora890.com.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo