Informações › NotíciasEducação

Quinta, 28 de Fevereiro de 2019

Escola Santa Fé é entregue à comunidade

Após seis anos de espera, instituição de ensino começa a funcionar, recebendo 120 crianças da Educação Infantil.

A alegria e a emoção tomaram conta da solenidade de entrega da Escola Municipal Infantil Arquiteto Arielso Copat, no loteamento Santa Fé. Foram vários anos de espera até que a unidade fosse concluída. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 27, e contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, primeira Dama Cynthia Pasin, secretários, vereadores e comunidade, além dos irmãos e familiares do Arquiteto Arielso Copat.

A cerimônia iniciou com o canto do Hino Nacional, e apresentação dos pais e alunos da música Herdeiros do Futuro, de Toquinho, e do poema "Abençoado seja", de Leda Maria. A obra de 708 m² contempla cinco salas de aula, playground, solário, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, depósito, sala de atendimento (enfermaria) e salas administrativas.

Conforme a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, a obra da escola, inscrita em 2013 no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ficou paralisada por 2 anos, pela falta de repasses federais. "Sofremos com atrasos de repasses, sim, mas não medimos esforços para que hoje estivéssemos entregando este espaço incrível. Educação é nossa prioridade e estamos sempre buscando o melhor com transparência e respeito ao cidadão", destacou a secretária.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto destacou que a Câmara aprovou a compra do mobiliário, aporte de recursos e chamamento de professores. "Hoje estamos vendo o resultado de um trabalho que é feito com a união de todos. Continuamos solicitando mais vagas, mais escolas, mas sempre comemorando os avanços", resumiu o presidente.

O momento especial da noite ficou por conta da homenagem ao Arquiteto Arielso Copat, que nomeia a escola. O profissional trabalhou por 24 anos na Prefeitura de Bento Gonçalves, inicialmente na Secretaria de Obras e, posteriormente no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, onde se empenhou em elaborar projetos para construções, ampliações e melhorias das escolas da Rede Municipal de Educação, incluindo a EMI Santa Fé além de outros empreendimentos. Ele faleceu em 2014 aos 59 anos de idade.

Os irmãos Lucindo, Ademir, Edson e Luciano presentearam a Escola com um quadro com a imagem de Arielso. "Queremos só agradecer por esta homenagem tão especial. Este momento é muito importante para nós familiares", afirmou o irmão Ademir. Os filhos Rodrigo e Daniel, que não estão no Brasil enviaram uma mensagem. "Ter o seu nome eternizado nesta escola significa para nós, filhos, o reconhecimento de tantos anos dedicados à Prefeitura de Bento Gonçalves e ao empenho com que exercia a sua profissão. Como pai e marido foi amoroso e sempre se esforçou para proporcionar o melhor à sua família", agradeceram.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou a importância do arquiteto na concepção da escola. "Se tem alguém que conhece estrutura física da educação de Bento Gonçalves, este alguém foi o Arielso. E esta homenagem para ele surgiu ao natural. Esta escola foi desenvolvida a partir do seu coração, mãos e visão e ele se dedicou para que isso acontecesse. Sintam-se os familiares representados por esta homenagem eternizada. Os anos irão passar, mas a escola continuará sendo chamada Arielso Copat", afirma.

Pasin também falou da estrutura da rede Municipal. "Não existe algo que se compare a estrutura da Rede Municipal de Ensino. Convido todos para entrarem nestas salas com cadeiras e classes adaptadas para cada idade, banheiros específicos para os alunos, com uma merenda escolar de qualidade. Hoje entregamos mais um espaço qualificado, que já abriga 120 alunos, e continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais a eudcação em nossa cidade", finaliza.

Fonte: https://noticiasdebento.com.br/

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo