Informações › NotíciasEducação

Quarta, 09 de Janeiro de 2019

Bento Gonçalves termina 2018 com déficit de 413 vagas na educação infantil

2019 começa com mais de mil novas inscrições

Bento Gonçalves terminou o ano de 2018 com 413 crianças na espera por uma vaga na educação infantil do município. O número é relativo às crianças de zero a três anos. Das cerca de 3 mil crianças nessa faixa etária que tentaram uma vaga na rede pública no ano passado, 2,6 mil conseguiram vaga. Já entre as crianças de quatro e cinco anos, todas as cerca de mil foram contempladas.

A secretária da Educação de Bento, Iraci Luchese Vasques, explica que as crianças de quatro e cinco anos, que estudam no Jardim A e B, têm a possibilidade de utilizarem espaços em escolas estaduais por meio de uma cessão de uso para o município e, com isso, é possível atender toda a demanda. Já no caso das crianças de zero a três anos, ainda não há vagas para toda a demanda. As escolas para essa faixa etária estão em férias e voltam a funcionar no fim de janeiro.

Os pais já fizeram as matrículas dos filhos no fim do ano passado. Foram 1.080 novas inscrições para a faixa de zero a três anos. O número supera o das 760 crianças que tinham três anos em 2018 e que vão para o Jardim A, voltado a crianças de quatro anos, em 2019. Mas a secretária explica que, dentre o total de novas inscrições, podem estar crianças que já são atendidas na rede pública e que estão buscando transferência para escolas em outros bairros; por isso, a secretaria está fazendo a adequação das demandas.

Para diminuir o déficit, duas novas escolas serão abertas ainda no início deste ano: uma no loteamento Santa Fé e outra no loteamento Bertolini, ambas na Zona Norte, com capacidade de 120 vagas cada. Além disso, a prefeitura busca comprar de 400 a 450 vagas na rede particular por meio de chamamento público.

Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2019/01/bento-goncalves-termina-2018-com-deficit-de-413-vagas-na-educacao-infantil-10688024.html

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo