Informações › NotíciasCursos

Quarta, 09 de Janeiro de 2019

Curso em Bento Gonçalves ensina a fazer vinhos

Capacitação, que está com inscrições abertas, ocorre no final de janeiro

Se no passado era comum cada família produzir o próprio vinho, hoje o hábito é o consumo do produto feito em larga escala. Quem quer retomar o costume de antepassados esbarra no fato de que o conhecimento se perdeu nas gerações anteriores. Nesse caso, uma opção é o curso da Embrapa Uva e Vinho, que será ministrado para duas turmas no final deste mês em Bento Gonçalves.

Com um dia e meio de duração, o curso aborda a teoria e a prática da elaboração de suco de uva e vinhos brancos e tintos. Um dos turnos é dedicado exclusivamente para a análise sensorial das bebidas, em que é possível aprender sobre os atributos de um bom produto e identificar defeitos graves.



Entre o público alvo do curso estão também pequenos produtores rurais. Esse é o caso de Cristiane Pinheiro Mondoni, 47 anos, dona de uma propriedade rural com certificação de produção orgânica no interior de Ipê. Ela fez a capacitação há um ano e ainda em 2018 produziu as bebidas.

— A nossa safra no Ipê é um pouco tardia. Então, nós conseguimos colher as nossas uvas por abril e a gente já produziu tanto suco como vinho para experimentar mesmo o que foi passado no curso.

Desta vez, processo foi ainda artesanal, embora a ideia seja desenvolver um projeto para comercializar vinhos e sucos orgânicos. Antes, porém, é preciso obter autorização junto ao governo federal.

Essa é uma fase pela qual Liberato Marangoni, 65, também terá de passar para dar sequência aos planos que tem. Aliás, a história dele mostra que o curso que ensina a elaborar vinhos não se limita a atrair moradores da Serra. No verão de 2018, o aposentado saiu de São Carlos, em Santa Catarina, para aperfeiçoar o conhecimento que já tinha sobre a produção da bebida.

Na juventude dele, a família costumava fazer o vinho para consumo próprio e para amigos. Agora, a ideia de Marangoni é produzir para comercializar. No Estado vizinho, ele já conta com uma estrutura para o trabalho. Como a cidade onde mora não produz uvas viníferas, compra a fruta de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul. No entanto, a passagem pela Serra Gaúcha, a maior produtora de uvas do país, também está rendendo negócios.

— Eu aproveitei o período e visitei ali no Vale dos Vinhedos algum produtor de uva e de vinho em pequena escala e, inclusive, estou até negociando uvas.

Além de interessados na produção própria e pequenos produtores rurais, o curso é voltado para cooperativas, estudantes de áreas de atuação relacionadas ao assunto e Agentes de Transferência de Tecnologia. A capacitação em Bento Gonçalves ocorre em duas turmas: a primeira em 28 e 29 de janeiro e a segunda, nos dias 30 e 31 de janeiro. O investimento é de R$ 150. A inscrição pode ser feita no site embrapa.br.

Fonte: http://www.embrapa.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo