Informações › NotíciasTurismo

Quinta, 08 de Novembro de 2018

II Seminário Regional Restaurativo da Serra Gaúcha é realizado no CIC

Secretária de Educação anunciou que o dia 6 de novembro será instituído, em 2019, como o Dia de Pacificação no município

Ocorreu nesta terça-feira, 6, no Centro da Indústria e Comércio (CIC) o II Seminário Regional Restaurativo da Serra Gaúcha. O evento, que contou com a participação de 24 municípios, tem como um de seus objetivos a mobilização de educadores que possam atuar em situações de conflitos de relacionamentos nas escolas. Dessa forma, por meio do diálogo se constrói a cultura de paz, para gerar o respeito às diferenças em todas as suas formas.

Desde junho do 2017, o projeto Pacificação nas Escolas: um Olhar Restaurativo, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, proporcionou oito formações básicas e duas avançadas a 250 educadores da região, com a parceria de Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, da Secretaria Estadual de Educação e da Escola Superior de Magistratura.

A Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, destacou que “desde o início da administração começamos a trabalhar com a Justiça Restaurativa. Esse é um trabalho a médio e a longo prazo, o qual precisa de uma integração entre o Ministério Público e as escolas e estamos muito satisfeitos, pois temos funcionários comprometidos que já estão colhendo frutos nos educandários e na comunidade, por meio do Judiciário”.

Ainda, em seu pronunciamento, Iraci divulgou que para marcar esse trabalho o Prefeito Guilherme Pasin propôs instituir a partir de 2019, o dia 06 de novembro como o Dia de Pacificação de Bento Gonçalves. A data celebra o dia em que foi formalizada a Justiça Restaurativa no Município, no ano de 2015.

O Seminário teve três palestras que auxiliaram no desenvolvimento e atualização das técnicas utilizadas nas situações em conflito: “A Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem”, com Guilherme Marcos Nogueira; “Violência no Mundo Moderno”, com Jorge Trindade; e “Comunicação Não Violenta – Conectando Pessoas pela Linguagem da Vida”, com Jeferson Cappellari.

Fonte: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo