Informações › NotíciasTurismo

Quarta, 14 de Junho de 2017

Obra de autor bento-gonçalvense é premiada pela OIV

Livro que retrata cenário do município e região também recebe honraria

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) concedeu o prêmio “Prix de l’OIV 2017” à obra Paisagens do Vinhedo Rio-Grandense, lançada em 2016 pelo Instituto R. Dal Pizzol e escrita por Luis Vicente Elias Pastor em parceria com o pesquisador da cultura do vinho Rinaldo Dal Pizzol, na modalidade vinhos e territórios.

A obra contextualiza a chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha, onde encontraram uma paisagem natural formada por bosques virgens. Naquele ambiente hostil, instalaram-se e desenvolveram características próprias vinculadas ao seu estilo de vida e necessidades de produção. A intervenção humana na paisagem gera uma nova configuração estética, a partir da qual se pode atribuir traços de uma comunidade, etnia ou civilização.


Também se destacou na premiação o livro Solco Degli Emigrant I Vitigni Italiani Alla Conquista del Mondo, das autoras Flavia Cristaldi e Delfina Licata, – as quais realizaram pesquisas em Bento Gonçalves e região, em 2014 – , no prêmio monografia.

A OIV é uma organização intergovernamental e a mais importante instituição técnico-científica da vitivinicultura mundial, reconhecida pela competência na área da vinha.

Fonte: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo