Informações › NotíciasColuna Enologia - Vinícius Casagrande Fornasier

Quinta, 02 de Junho de 2011

O vinho e o amor: beber a dois







Dando sequência aos artigos do tema “vinho e alma”, hoje coincidentemente falarei sobre um assunto que é pertinente ao mês dos namorados. O consumo moderado e consciente de vinhos traz ótimos benefícios à alma. Como vimos no artigo anterior, harmonizar o vinho com pessoas pode trazer muitos benefícios, tais como descontração, alegria e prazer. E quando bebemos a dois?




Beber um bom vinho a dois logo nos remete à mente momentos de sedução, conquista, cumplicidade e paixão. A princípio parece muito agradável e prazeroso, porém, devemos relembrar de algumas coisas importantes.



Imagine um casal que está se conhecendo. Um jantar acompanhado de um bom vinho proporciona um clima de descoberta e intimidade. Para isso, é importante que ambos sejam apreciadores de vinho e que possuam um gosto em comum. Também é importante, como já comentei anteriormente, estar em boas condições de saúde física, mental e espiritual.



Qualquer situação negativa, como um conflito entre o casal ou clima pesado é motivo para evitar-se o consumo de vinho. Momentos assim geram ansiedade, nervosismo e, se estivermos consciente de nosso corpo, perceberemos como nosso corpo está em desequilíbrio e desconforto. Associar o vinho a isto significa você potencializar este estado ou então suprimi-lo.



Os dois casos são danosos. No primeiro, há o risco de perder o controle e ferir alguém. No segundo, num primeiro momento pode não parecer tão desagradável, já que o vinho pode “encobrir” alguns sentimentos, tendo a pessoa, a falsa impressão de que está melhor, porém, o que houve neste caso é uma supressão desses sentimentos. Isso gera uma série de conseqüências ao indivíduo, tais como problemas relacionados a estômago e fígado, ou até mais sérios, como o alcoolismo.



Mas quando existe harmonia entre o casal, então tudo é diferente. O vinho amplia os sentidos, deixando o casal mais relaxado e assim, proporcionando maior intimidade. O vinho reduz aquela ansiedade boa do casal que está se conhecendo. Diminui a timidez e faz com que ambos se soltem mais, proporcionando melhor diálogo e descontração.



Outro benefício conhecido por todos é o estímulo da libido. É comprovado por pesquisas que, principalmente mulheres, que bebem vinho regularmente, têm maior libido. De forma holística, o fato de estimular a libido no casal se deve, entre outras coisas, pela diminuição do controle mental, já que muitas pessoas não conseguem ser espontâneas, ou melhor, fazer o que gostariam de fazer, devido às crenças e tabus que possuem. É preciso estar atento a isso. A necessidade constante de vinho para “soltar-se” é sinônimo de vício e/ou problemas psicológicos.



De forma geral, num ambiente harmônico a dois, o vinho torna o clima mais romântico. Nesse caso, a própria cor do vinho influencia, é claro. O vinho tinto é estimulo para paixão. Isso é uma propriedade da cromoterapia. A cor vermelha também representa o primeiro chakra, localizado justamente na base da coluna, entre o ânus e o órgão genital. A energia deste chakra é mais densa (elemento terra), portanto, relacionada à sexualidade.



No Tantra, existe a compreensão de que o amor só é possível quando o sexo é transcendido. O vinho neste caso é apenas um catalisador, portanto, é imprescindível o consumo moderado e consciente da bebida.



Harmonizar o vinho entre o casal é o primeiro passo. Não importa se for tinto, branco ou espumante. O importante é que seja um vinho que ambos apreciem. De nada adianta harmonizar um prato rico, tal como uma carne vermelha com vinho tinto se, por exemplo, a mulher não gostar de vinhos tintos encorpados.



Harmonizar o vinho com o casal e a partir disto, harmonizar um prato com ambos. Esta é a melhor escolha para um encontro feliz e amoroso.



Até a próxima!



Abraço!

Fonte: Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog:
http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com" target="_blank">Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog: http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo