Informações › NotíciasColuna Enologia - Vinícius Casagrande Fornasier

Sexta, 25 de Março de 2011

Jantando com o Zodíaco

Hoje para descontrair, que tal uma sátira bem animada sobre como se comportariam os diferentes signos do zodíaco, numa janta onde eles devem levar ou servir o vinho? Confiram!



Áries: ele é convidado para uma janta e deve levar um vinho. Passa no primeiro posto com centro de conveniência e pega o primeiro vinho que lhe aparece na frente. Chega à janta, já falando alto: “abre esse vinho aqui que é bom!” Alguém faz um comentário negativo e ele responde, aos berros: “mas se você queria algo diferente então porque não comprou? Eu comprei o vinho que pediram e não reclamem” (já completamente alterado). 30s depois, como se nada tivesse acontecido, começa a contar da vez que foi artilheiro no campeonato da escola.



Touro: ele convida amigos para jantar na sua casa. Escolhe um vinho com o rótulo mais chique. Quer as taças mais bonitas e adequadas ao vinho. Certifica-se que o vinho vai harmonizar com o prato super chique que preparou. Serve o vinho com guardanapo de pano vermelho e depois disso come e bebe feito um animal, com direito a lamber o prato e sugar a última gota da garrafa. Enche a cara e tem que ser carregado para a cama. Os convidados são obrigados a trancar a casa e jogar a chave por debaixo da porta.



Gêmeos: ele convida amigos para jantar na sua casa ou num restaurante. Ele apresenta o vinho que, para ele, é o melhor custo-benefício, pois é um vinho que além da boa qualidade, não da dor de cabeça, combina com qualquer prato. Ainda ele acrescenta na conversa como foi o seu dia e o que pretende fazer nos próximos 10. Por fim, chega a hora de beber e ele se da por conta que está com dor de cabeça, dizendo que não vai beber e conta uma piada (com duração de 15 min.).



Câncer: ele faz um jantar especial para família e amigos. Preocupado com qual vinho servir, vai até seu avô que é entendido de vinhos e lá, após tomar um café junto de seu avô, vai até uma loja e compra o que ele indicou. Não contente com a embalagem, vai até a casa de sua mãe e pega uma embalagem artesanal feita por ela. Chega então o momento da janta. Todo saudoso, conta com emoção sobre como ele comprou o vinho e o significado para a família dele, com todos os detalhes sobre a embalagem feita pela mamãezinha. Chora ao ponto de soluçar com a própria história e termina dizendo que não há programa melhor no mundo que uma jantinha em casa.



Leão: ele convida amigos para jantar na sua casa ou num bom restaurante para ter maior platéia. Serve o melhor espumante que ELE tem. Um espumante elaborado por ELE ou por um amigo que ELE conhece de perto. Então ELE abre a garrafa com um sabrage, explicando que é uma técnica que ELE mesmo desenvolveu. Então manda alguém servir de forma majestosa com taças de cristal que ELE escolheu. Irrita-se com a pessoa porque não está fazendo direito e diz: “Deixa que EU sirvo!” Ao terminar de servir diz: “É assim que se faz!” Se estiver num restaurante, bate na mesa e chama o gerente. Enquanto todos apreciam o produto, ele enfatiza que o espumante é “top” e faz todos dizerem o mesmo.



Virgem: janta é apenas na casa dele, pois senão, tem nojo. Pega a garrafa e começa a explicar como comprou, com muitos detalhes (e todos esperando ele abrir a garrafa). Passados quase 10 minutos, ele verifica a temperatura, limpa a garrafa e cuidadosamente limpa o gargalo e rolha com um pano e álcool. Depois coloca um corta gota para não sujar a toalha, verifica se as taças estão limpas e por final serve o vinho dizendo: “tenho certeza q estão tomando esse vinho em ótimas condições de higiene”. Antes de brindarem, faz questão de explicar o porquê de ter servido daquele modo. Anuncia que a janta será servida em uma hora e começa explicar o porquê. Alguns convidados se levantam, dando uma desculpa qualquer e vão comer um cachorro quente na esquina.



Libra: ele é convidado para uma janta e deve levar um vinho. Fica indeciso e não sabe se leva branco ou tinto. Ele gosta de tinto, mas sabe que a namorada gosta de Moscatel, mas aí ele também quer agradar a tia e fazer bonito. Então ele consulta um sommelier especializado que da uma opinião totalmente diferente. Após pesquisar na internet e ligar para seis amigos, acaba comprando um tinto, um branco, um rosé, um licoroso, uma brut e um moscatel para agradar a todos. No fim das contas, não gostou dos vinhos e nem da comida, mas diz que nunca comeu e bebeu tão bem em sua vida.



Escorpião: ele faz um jantar especial para família e amigos. Ele tem amizade com aquela pessoa que consegue aquele vinho famoso e premiado com 50% de desconto. Ele vai até a vinícola, se possível, e faz uma entrevista completa sobre como é elaborado o tal vinho. Anota todo o processo e vai até a vinícola de seu amigo para que o mesmo reproduza o processo – obviamente ganha uma caixa de vinho de presente. Serve para os amigos com orgulho, dizendo: “comprei o melhor vinho” e enfatiza o quanto é bom, como é elaborado e defende como se fosse seu. Jamais esquecerá o comentário negativo que seu cunhado fez em relação ao vinho. “Vai ter volta”, pensa o escorpiano enquanto sorri para o cunhado.



Sagitário: procura a melhor oportunidade para se escalar e não ter que gastar no vinho. Se puder ele mesmo elabora e leva seu próprio vinho. Quando é vinho dos outros, então ele bebe um monte e quer saber se tem outros melhores, enquanto invade a adega do anfitrião e pega duas garrafas por vez, abrindo aquele vinho que era guardado com tanto carinho para uma oportunidade especial. Você tenta até fazer um drama para impedi-lo, mas ele já faz disso uma piada. Quando você menos espera, ele levanta dizendo que vai a uma balada e vai embora às pressas.



Capricórnio: é convidado a jantar e levar um vinho. Chegando lá ele apresenta o vinho com peito estufado e diz: “esse é vinho bom! Ganhei há 5 anos no centenário da empresa onde trabalho – é personalizado e tudo! Estava lá na estante da minha sala para todos verem. Como estamos em 10 pessoas, vai custar só R$ 5,00 por cabeça. Vocês não vão se arrepender, é um ótimo Cabernet Sauvignon”. Então alguém diz: “mas aqui diz Merlot!” Ele responde: “É um Cabernet Sauvignon!”



Aquário: se estiver numa boa lua ele faz uma janta para todos que ele gosta ou, se convidado, vai se estiver disposto. Descobre um vinho biodinâmico onde as uvas são cultivadas de acordo com os astros, tratadas com urina de vaca recolhida em lua cheia e colhidas por monges. Então ele explica que esse é o vinho do futuro, que traz bons fluidos a quem bebe, que preserva a natureza e o equilíbrio natural do planeta. Então ele diz: “esse é o melhor vinho que existe”. Só pára de falar bem do vinho quando alguém diz: “esse é o melhor vinho que já tomei”. Então ele começa a argumentar, explicando o quanto o vinho é ruim.



Peixes: ele é convidado para uma janta e deve levar um vinho. Então ao sair de casa o anfitrião telefona para lembrá-lo do vinho. Ele entra no carro, começa a dirigir e se dá por conta que não sabe onde tem que ir. Aí resolve ligar para um amigo que já está na janta (e chegou no horário) e se dá por conta que o celular não está com ele. Então ele retorna para casa e depois de 10 minutos encontra o celular. Ele entra no carro, começa a chorar e acalmando-se consegue chegar numa loja de vinhos. Lá ele pega qualquer garrafa, pois se distraiu com o simpático vendedor. Chegando à janta, lembra que esqueceu a carteira na loja. Vai e volta correndo e, finalmente, chegando mais de 1h atrasado, começa a chorar porque o anfitrião o avisa que ele comprou vinagre ao invés de vinho.



Espero que tenham gostado! Não posso deixar de agradecer à minha amiga virginiana Tiane John Giusti que me sugeriu escrever sobre isso, à sagitariana Franciele Tais Cigolini por inúmeras vezes me ajudar na revisão ortográfica dos artigos e ao meu amigo libriano Guilherme Antonioli pela enorme contribuição na criação deste texto – afinal, não seria justo apenas um escorpiano falar sobre todos os signos – nada melhor que um libriano para dar equilíbrio e justiça!



Abraços a todos e até a próxima!

Fonte: Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog:
http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com" target="_blank">Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog: http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo