Informações › NotíciasColuna Enologia - Vinícius Casagrande Fornasier

Terça, 25 de Janeiro de 2011

O consumo consciente de vinho

Começo esse texto dizendo a vocês que não quero de maneira alguma incentivar o consumo exagerado ou demasiado de vinhos e sim incentivar ao consumo moderado e consciente dessa nobre bebida de forma a tornar a vida mais prazerosa e saudável.



O que significa beber de forma consciente?



Em primeiro lugar, devemos entender a palavra “consciente”. Ser consciente significa você se conhecer, você entender o que se passa dentro de você; é aprender a ouvir o corpo, estar atento aos pensamentos, saber que, você é uma alma que habita um corpo que possui uma mente. É fundamental entender que não somos a mente. O ego é a falsa imagem do Eu criada pela mente. Quando mais prestamos atenção aos nossos sentimentos, pensamentos e sensações corporais, de forma externa, ou seja, criando a idéia de uma terceira pessoa, mais desenvolvemos a consciência pessoal. Quando falo em terceira pessoal é como se perguntar: “o que estou sentindo?”, “existe um pensamento!”, “estou com raiva”. É como se você estivesse olhando de fora e dizendo para si mesmo o que sente ou pensa. O exercício da consciência é constante. Quando você começa a se policiar parece um tanto difícil, mas aos poucos, você começa a se entender melhor, compreender determinados pensamentos, sentimentos e suas necessidades, sejam elas físicas, mentais ou espirituais. Meditação, renascimento, entre outras práticas, expandem muito a consciência, abrindo novos horizontes para sua vida (veja sobre esses assuntos em http://vinifornasier.blogspot.com/).



Uma vez que tenhamos consciência corporal, passamos a ouvir e sentir as necessidades que nosso corpo físico necessita. Para tanto é imprescindível possuir hábitos saudáveis com seu corpo. Alimentação adequada, rica em frutas e vegetais, assim como a hidratação contínua do corpo com água, lazer e espiritualidade. A pessoa consciente sente qual a necessidade do corpo, assim como sente os limites. Sabemos que tudo que é em excesso faz mal à saúde. Seja desde um alimento até o vinho, tudo pode lhe fazer mal se não for consumido de forma consciente e moderada. O que estou dizendo não é nada complicado. Desde criança temos a consciência de sede ou fome, porém, o mundo adulto atual vive de forma muito inconsciente. Isso se deve a correria e estresse diários, os maus hábitos alimentares, a falta de tempo para si mesmo e para com o planeta. Lazer, silêncio e espiritualidade são fundamentais na vida de uma pessoa. Existem pessoas que defendem que perdemos tempo dormindo ou fazendo refeições demoradas. O mundo globalizado levou a muitos viver uma vida vazia, corrida, sem prazer, esquecendo das pessoas ao seu redor, esquecendo de si mesmo.



Como sei se consumo vinho de forma consciente?



Pergunte-se:



• Bebo para esquecer os problemas?

• Bebo porque me sinto sozinho?

• Bebo para me divertir?

• Bebo para me “soltar” em público?

• Bebo para ficar feliz?

• Bebo porque gosto da sensação?

• Sou dependente do vinho? (essas perguntas se aplicam a qualquer bebida alcoólica)



Deixarei no ar estas perguntas para que cada um possa refletir por si mesmo. Também deixo o desafio de exercitar sua consciência, de prestar mais atenção em si mesmo, desenvolver a noção do Eu (alma que habita um corpo), para que viva de forma saudável e feliz. No próximo artigo, falarei sobre beber de forma inconsciente e as conseqüências para a vida pessoal, social e saúde.



Abraços e até a próxima!

Fonte: Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog:
http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com" target="_blank">Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog: http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo