Informações › NotíciasColuna Enologia - Vinícius Casagrande Fornasier

Terça, 11 de Janeiro de 2011

Uma nova visão do mundo do vinho para você

Olá, amigos! É com grande orgulho e prazer que inicio minha jornada aqui no Guia Bento! Inicialmente gostaria de me apresentar para vocês, para que possam entender a minha visão do mundo do vinho. Meu nome já é sugestivo: Vinicius, que significa “que produz vinho”. Cresci em meio à produção de uvas e vinho no interior de Bento Gonçalves, mais especificamente, num dos mais belos lugares da serra gaúcha, no caminho para Pinto Bandeira. Estudei enologia aqui em Bento Gonçalves, na antiga Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek que, em 2002, tornou-se CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e que em 2009 passou a ser IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Ciências e Tecnologias). Destaco a minha querida escola, pois a sinto como minha segunda casa. Entrei no curso técnico em enologia em 1996, em 1999 iniciei o curso superior de viticultura e enologia, em 2003, no mesmo ano em que me formei, passei de aluno para professor, iniciando minha carreira na área da educação. Cursei na escola duas especializações, uma delas em educação. Também fiz parte do quadro de professores de 2007 a 2010. Não é por pouco que tenho tanto carinho por essa instituição e pelas pessoas que fazem parte dela, sem contar a inestimável amizade criada com meus alunos, ou melhor, educandos.



Em 2004, ingressei numa área um pouco diferente, a holística. Comecei com terapias transpessoais, fiz cursos, vivências, li dezenas de livros e tive contato com grandes mestres, como o xamã Rowland Bakley. Em 2006, iniciei meu trabalho como terapeuta holístico e transpessoal, trabalhando com o Reiki, Renascimento e terapias xamânicas. Em 2009, iniciei e ainda engatinhando, como escritor. Por isso é uma honra poder compartilhar um pouco daquilo que penso com vocês!



E foi neste ano de 2010 que finalmente consegui relacionar a enologia com a holística e a espiritualidade. Até então eu não via relação e separava completamente. Por isso do título: “Uma nova visão do mundo do vinho”. Minha ideia ao longo dos artigos é demonstrar como o vinho pode ser ,de forma descomplicada, um grande aliado tanto da saúde como da alma. É claro que hoje vou deixar vocês na curiosidade e apenas fazer mais algumas considerações.



Não posso deixar de citar a nossa empresa familiar, onde trabalho até os dias de hoje e, onde tive um enorme aprendizado junto ao meu pai, na Casa Fornasier. E também, atualmente a FISUL (Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul), em Garibaldi, onde sou professor no curso superior de Enoturismo, curso de grande importância para nossa região.



Foi através de um desafio que a FISUL me propôs (mais especificamente a professora e coordenadora do curso de enoturismo, Beatriz Paulus) que me envolvi ainda mais com o vinho e a gastronomia. Sempre tive um grande envolvimento com a gastronomia, tanto por gostar e também por trabalhar em nosso restaurante (Casa Fornasier). A disciplina “vinhos e gastronomia” me abriu a cabeça para ir além da harmonização de pratos com o vinho. Foi onde consegui perceber a relação do vinho com a alma e a importância de beber o vinho certo, na hora certa e acima de tudo, de forma consciente e moderada, que falarei mais nos próximos artigos.



Não deixem de conhecer meu blog (http://vinifornasier.blogspot.com/) onde escrevo há um ano sobre holística e espiritualidade, relacionamentos e temas relacionados. Desejo a todos uma ótima leitura!



Um grande abraço!



Vinícius Casagrande Fornasier

Fonte: Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog:
http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com" target="_blank">Vinícius Casagrande Fornasier
Enólogo - Professor - Terapeuta Holístico
Bento Gonçalves l RS l Brasil l (54) 9994.4481
Blog: http://vinifornasier.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/ViniFornasier
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000169311346
E-mail: vinifornasier@gmail.com

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo