Coluna Marketing - Eliane Zanluchi

Quarta, 18 de Abril de 2012

Coluna Pelo Mundo do Marketing

Coluna Pelo Mundo do Marketing


Marketing Interno




O Marketing tem por característica ser uma atividade voltada ao mercado. Correto?

Então qual a razão de se desenvolver ações de Marketing Interno nas empresas?

Bem mais do que “vender” a empresa para os funcionários, o Marketing Interno tem a função de satisfazer estes “clientes internos” como ação necessária para que a empresa consiga também satisfazer os clientes externos.

Ou você acredita que alguém que não comprou “a ideia” conseguirá vendê-la com sucesso?

Seguem alguns apontamentos importantes para o desenvolvimento do Marketing Interno, este que pode ser considerado uma preparação da empresa para o mercado, pois envolve desde a seleção, treinamento, motivação e informação dos funcionários.








Integração da Empresa com o Mercado




Integrar o funcionário ao mercado é uma forma de torná-lo mais consciente sobre as necessidade e caminhos para a satisfação do consumidor.  Esta consciência, feita através de repasse de informações, palestras, treinamentos e outras ações relacionadas, normalmente propicia melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Atração e retenção do cliente interno

Inúmeras vêm sendo as estratégias para atrair e reter os funcionários, desde Programas de Trainees, até programações internas de bonificações e outras ações motivacionais.

Manter os funcionários motivados é um dos objetivos do Marketing Interno, a partir do momento que eles sentirão e transmitirão de forma mais positiva a sua relação com a empresa. Isto tudo,  com o objetivo de obter resultados eficientes, atraindo e retendo os clientes externos também.



Comunicação Interna



Para que a empresa consiga “vender” seus valores e diferenciais aos funcionários ela deve, prioritariamente, atentar à sua Comunicação Interna. Esta comunicação envolve desde murais estrategicamente posicionados na empresa, jornais internos com conteúdo relevante e focado, intranet para agilizar a comunicação, até eventos de confraternização para interação e motivação do grupo, ou a comunicação face-a-face.

O principal objetivo da comunicação interna será compatibilizar os interesses dos funcionários com a empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis hierárquicos.

Além disso, a Comunicação Interna pode ser transformada em um poderoso instrumento para a melhoria da gestão administrativa dos negócios e dos serviços de uma empresa!



Fonte: Eliane Zanluchi é Consultora da ez/com - Branding & Marketing,
Publicitária da Agência House 360 e Professora Universitária.

Envie sugestões: elizanluchi@hotmail.com |  @elizanluchi

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo