Coluna Tecnologia - Helter Cecatto

Quinta, 05 de Abril de 2012

Físico prevê o fim dos computadores: Renomado Cientista Americano projeta o mundo nos próximos 30 anos

Físico prevê o fim dos computadores: Renomado Cientista Americano projeta o mundo nos próximos 30 anos

Através da contribuição da leitora e amiga, Maitê Maus, transcrevo abaixo texto por ela enviado.



FÍSICO PREVÊ O FIM DOS COMPUTADORES: RENOMADO CIENTISTA AMERICANO PROJETA O MUNDO NOS PRÓXIMOS 30 ANOS



O físico teórico Michio Kaku, professor da Universidade de Nova York e co-criador da "Teoria das Cordas", afirmou que o computador como o conhecemos hoje terá desaparecido em 2020. “No futuro, eles estarão em todos os lugares e em lugar nenhum”, disse o cientista durante palestra realizada na Campus Party 2012, dia 11 de fevereiro.

Na ocasião, Kaku fez um exercício de futurologia mostrando como será o mundo nos próximos 30 anos. Segundo ele, tanto os computadores como a internet serão como a eletricidade é hoje. “Ambos estarão presentes nos tetos, no subsolo, nas paredes e nos aparelhos”, afirmou.

O professor da Universidade de Nova York foi além e disse que a internet estará nos óculos e nas lentes de contato das pessoas. “Você será capaz de ver todas as informações biográficas de um individuo só olhando para ele. Encontrar sua alma gêmea será tarefa fácil”, brincou.

Outra revolução que está a caminho é na área da medicina. Kaku afirmou que, em um futuro próximo, a tecnologia levará o homem a um estado perfeito de saúde. Segundo ele, o câncer irá desaparecer. "Escrevam isso: a palavra tumor não mais existirá na nossa língua".

Na visão do físico, as pílulas terão chips e microcâmeras que escanearão o corpo humano por dentro. Uma vez localizada a ameaça, nano-robôs serão introduzidos para combater o câncer célula por célula sem a necessidade de cirurgias ou intervenção direta dos médicos.

Kaku também acrescentou que o câncer e outras doenças serão diagnosticadas com anos de antecedência graças a vasos sanitários que monitoram a saúde. “Os banheiros serão equipados com inteligência artificial capaz de analisar os resíduos corporais e identificar o surgimento de uma doença com muita antecedência. Neste futuro, Steve Jobs não teria morrido”, enfatizou.



----------------------------------------------------




Participe deste espaço enviando suas dúvidas e sugestões para o e-mail helter@interactusautomacao.com.br . E receba em seu e-mail a coluna tecnológica Cibernética.

Leia as edições anteriores da coluna Cibernética em www.colunacibernetica.blogspot.com

INTERAJA COM A TECNOLOGIA




----------------------------------------------------




CIBERNÉTICA – A COLUNA TECNOLÓGICA DO GUIA BENTO

(Cibernética - Ciência que visa à compreensão dos fenômenos naturais e artificiais através do estudo dos processos de comunicação e controle em seres vivos, máquinas e nos processos sociais. Palavra utilizada pelo filósofo grego Platão para qualificar a ação da alma)

Fonte: Helter Cecatto
Graduação em Automação Industrial e pós-graduação em Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade de Caxias do Sul - UCS
Presidente do GTIC - Grupo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Serra.
Diretor de Serviços da APEME - Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi.
Diretor da Interactus Automação Industrial LTDA. <p>
Tel. (54) 3229-1929  - http://www.interactusautomacao.com.br

Compartilhe:  
Comente esta notícia
‹ Voltar
Confira também:
Hotéis e Pousadas
Restaurantes
Vinícolas
Turismo